Descrição
PREFÁCIO
Esta obra será mui provavelmente a magna opus do Dr. Paulo Anglada. Primeiro, pela relevância do tema. Praticamente todas as grandes discussões que hoje ocupam os evangélicos no Brasil estão relacionadas com questões de interpretação do texto bíblico, desde aquelas relacionadas com o surgimento de novas teologias até aquelas relacionadas com o culto e missões. Dr. Anglada mapeia cuidadosamente o caminho de uma hermenêutica sólida, teologicamente orientada, e historicamente testada e comprovada, que é a hermenêutica oriunda dos princípios da Reforma protestante e enriquecida com as perspectivas atuais das ciências afins. Acredito que é abraçando uma hermenêutica desta natureza que teremos condições de entender corretamente a Palavra de Deus e aplicá-la aos problemas modernos da Igreja.
Segundo, porque é provavelmente a obra mais completa sobre o assunto disponível em português. É tudo o que os professores de hermenêutica e exegese das instituições de ensino teológico sempre sonharam. O escopo da obra é de tirar o fôlego. Vai desde uma análise das principais correntes de interpretação que surgiram ao longo da história da Igreja até a sintaxe da língua grega, enfocando os usos gerais dos seus elementos. E não falta a parte prática, que ensina a interpretar os diversos gêneros literários contidos no texto sagrado.
Terceiro, porque vai contribuir de maneira significativa para a resistência que se tem formado, e que está crescendo nos meios acadêmicos evangélicos, contra o uso e os resultados do método histórico-crítico nas instituições de ensino teológico no Brasil. Oriundo do Iluminismo, tal método tende a desacreditar as Escrituras e a relativizar completamente a sua interpretação, pois nada tem de científico. Ao contrário, é norteado por pressupostos filosóficos e teológicos provindos da incredulidade que dominou os adeptos do liberalismo teológico. A obra de Paulo Anglada oferece uma alternativa aos professores e alunos que desejam estudar a interpretação bíblica de forma erudita sem abrir mão, contudo, dos pressupostos teológicos quanto à autoridade, infalibilidade e inerrância da Palavra de Deus.
Conheci Dr. Paulo Anglada na África do Sul, onde juntos fizemos o mestrado em Novo Testamento, sob a orientação do saudoso Dr. Lambert Floor. Foi lá também que desenvolvemos ainda mais profundamente o gosto pela teologia reformada. E foi lá que Dr. Anglada aprofundou-se ainda mais no conhecimento da língua grega e na apreciação pela exegese. Seus estudos de doutoramento no Westminster Theological Seminary da Califórnia apuraram ainda mais suas percepções sobre a matéria. A presente obra é o resultado de anos de estudo, de docência sobre o assunto, de leituras e reflexão. Com o rigor acadêmico que sempre marcou suas demais obras, Dr. Anglada oferece ao público brasileiro aquela que será, provavelmente, durante os próximos anos, a obra de referência para professores de hermenêutica que não desejam abandonar a confiança na Palavra de Deus, e que desejam incutir esta confiança em seus alunos.
São Paulo, dezembro de 2005.
Rev. Augustus Nicodemus Lopes, Ph.D.
Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Autor |
Paulo Anglada |
---|---|
Páginas | 430 |
Tamanho | 14 x 21 |
Acabamento | Brochura |
ISBN | 85-905973-1-8 |
Avaliações
Não há avaliações ainda.