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O princípio do Saber. Estudos em Educação Reformada. Histórias e Filosofia da Educação Reformada. Volume 2

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Descrição

SINOPSE

A presente obra, inicialmente em dois volumes, é uma coletânea de estudos, traduções e palestras sobre educação reformada. O Rev. Paulo Anglada, durante o seu ministério, tratou diversasvezes desse tema, tanto traduzindo artigos de autores reformados sobre o assunto, bem como ministrando palestras no Centro de Estudos John Knox, escola mantida pela Associação ReformadaPalavra da Verdade (ARPAV), da qual foi o presidente-fundador. Esta série inclui também monografias escritas por suas filhas Karis Beatriz e Anna Layse, sobre “História e Filosofia da Educação Reformada” e “O Ensino de Língua Materna na Escola Cristã” respectivamente. O texto escolhido por ele para ser o lema da escola foi a importante verdade bíblica expressa em diversas passagens das Escrituras nas quais é revelado o fundamento da verdadeira educação: O temor do Senhor é o princípio do saber (Pv 1:7; 9:10; Jó 28:28; Sl 111:10). Esperamos que a leitura desse material seja útil a professores de escolas cristãs, a famílias cristãs de um modo geral e a todos quantos anelam conhecer e promover a educação reformada em nosso país.

CONTEÚDO

PREFÁCIO
CONTEÚDO
PREFÁCIO DA AUTORA
INTRODUÇÃO
PARTE I – EDUCAÇÃO REFORMADA: UMA VISÃO HISTÓRICA
CAPÍTULO 1 – A PRIMEIRA EDUCAÇÃO CRISTÃ
Jesus, o Mestre
A Comunidade Cristã Primitiva
As Primeiras Escolas
Os Primeiros Educadores Cristãos
Clemente de Alexandria (155-225)
Orígenes (185-254)
Basílio (329-379)
Jerônimo (340-420)
Agostinho (354-430)
Resumo da Educação Cristã Primitiva
CAPÍTULO 2 – A EDUCAÇÃO RELIGIOSA REFORMADA
O Advento da Reforma e seu Significado
Quando a Igreja Primitiva Cristã passou a ser Católica
Origens e Eclosão da Reforma
Expansão e Significado Educacional da Reforma
Principais Reformadores e sua Pedagogia
Pedagogos da Reforma Luterana
Pedagogos da Reforma Calvinista
Contribuições da Reforma para a Educação de seu Tempo
CAPÍTULO 3 – A EDUCAÇÃO REFORMADA NO SÉCULO XVII
Perspectiva Histórica da Educação Reformada no Século XVII
Comênio, o Reformador da Educação
Os Puritanos e a Fundação de Universidades
CAPÍTULO 4 – HERANÇA REFORMADA NA EDUCAÇÃO DOS PAÍSES PROTESTANTES
A Herança Puritana na Educação Norte-Americana
A Educação Reformada Contemporânea em Países Protestantes
A Educação Reformada na Holanda
A Educação Reformada na Escócia
A Educação Reformada no Canadá
A Educação Reformada na Austrália
A Educação Reformada na África do Sul
PARTE II – UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO REFORMADA
CAPÍTULO 5 – O QUE É UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO REFORMADA?
Formas de Abordar a Relação Religião-Filosofia-Educação
A Síntese Tomista
A Coexistência Pacífica
Fundamentos da Educação Reformada
CAPÍTULO 6 – A COSMOVISÃO BÍBLICO-REFORMADA
A Centralidade da Bíblia para a Educação Reformada
A Pessoa e a Obra de Deus como Centro da Educação Reformada
O Homem em seus Estados: Considerações da Antropologia Reformada
Quem é o Homem no Estado Original?
Quem é o Homem no Estado de Pecado?
O Estado de Graça: Uma Esperança para a Humanidade
E Quanto ao Futuro? O Homem no Estado de Glória
O Aluno na Visão da Antropologia Reformada
CAPÍTULO 7 – O MANDAMENTO E O PROPÓSITO BÍBLICO DA EDUCAÇÃO
A Educação como Mandamento Bíblico
A Educação como Mandamento da Criação
A Bíblia e a Formação Cristã dos Jovens
As Responsabilidades pela Educação
Os Propósitos da Educação Reformada
A Glória de Deus como Propósito Unificador para a Educação Cristã
Objetivos Gerais e Específicos da Educação Cristã
CAPÍTULO 8 – EPISTEMOLOGIA REFORMADA
A Revelação de Deus e a Responsabilidade Humana
Implicações Educacionais
A Lei do Conhecimento
Conhecimento: Inato ou Experiência?
CAPÍTULO 9 – ELEMENTOS DA EDUCAÇÃO REFORMADA
A Educação e a Escola Reformada: Buscando uma Definição
Ensino e Aprendizagem
O Professor Reformado
Perfil do Aluno na Escola Reformada
Disciplina
Níveis de Ensino
CAPÍTULO 10 – A PERSPECTIVA BÍBLICA DOS CONTEÚDOS CURRICULARES
A Educação Clássica: o Ideal das Artes Liberais
A Tendência Prática e Vocacional
Uma Posição Intermediária
Pricípios Bíblicos para o Ensino das Disciplinas
História
Ciências Físicas e Biológicas
Matemática
Línguas
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

 

Autor Karis Anglada
Páginas 320
Tamanho 14 x 21
Acabamento Brochura
ISBN  978-65-991271-9-9

Informação adicional

Peso 389 g

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